sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Tutorial Scratch - Lição 1

Boas de novo. Estas lições têm como objectivo ensinar àqueles que ainda não têm o Scratch ou simplesmente não percebem nada daquilo.

- Conhecendo o Scratch

O Scratch é constituído por 8 conjuntos, se se pode dizer assim, cada um com os seus respectivos comandos: Movimento, aparência, som, caneta,controle, sensores, operadores (operators) e variáveis. para os distinguirmos melhor, cada um tem a sua respectiva cor .
No movimento controlamos as movimentações do Sprite, os objectos bi/tridimensionais em que nós vemos o que saíu da nossa programação!
Na aparência temos a opção de mudar o traje, bem como falar, pensar, aparecer, desaparecer, mudar efeitos, etc.
No som temos várias opções de som, como os instrumentos musicais e até podemos gravar as nossas vozes para o Scratch!
A caneta usa-se se quisermos pintar algumas coisa.
Os controles são os blocos que mais exigem o nosso raciocínio, pois sem esses blocos não vão a lado. Por eemplo, na primeira vez que abri o Scratch, tentei fazer com que o gato simplesmente desse 10 passos, mas não consegui. Clicava na bandeira verde, mas sempre sem sucesso. Depois de ver bem, reparei que havia nos controles a opção "Quando (bandeira verde) clicado". Problema resolvido. Lá também pode fazer com que o sprite espere x tempo para passar para o próximo bloco, pode anunciar algo, receber, fazer com o sprite faça o que lhe disse para fazer para sempre... muitas opções.
Os sensores são úteis caso precise que o utilizador clique no rato, por exemplo ou se precisa que um certo sprite toque no outro para fazer algo.
Os operators servem para variar números e por fim, as variáveis. As variáveis servem para obter algo do utilizador, em que algo vai mudar caso ele faça determinada acção. Por exemplo, se fizer um jogo de futebol, faz uma variável com os golos, por exemplo, do Sporting. Se tal sprite tocar na baliza por exemplo, do Benfica, a variável "Golos do Sporting" aumenta por um. As variáveis são fáceis, mas têm de ser bem percebidas.
Bom, já sabemos algumas funções principais do Scratch. Agora, vamos a um pequeno exercício.

Exercício:

Muito, muito fácil. Simplesmente faça o gato dar sempre 10 paços, ou seja, estar constantemente a andar e de cada 1 em 1 segundos diga "miau" e mude para o traje 2, o traje em que o gato está parece a andar. Se conseguir resolver este exercício, espere pela lição 2.

Até lá!

1 comentário: